O valor do Silêncio

Você já teve a sensação de estar no meio do caos, perdido entre ruídos e barulhos que sequer sabe da onde vieram? Eu já. E foi no meio dessa confusão que descobri o valor do silêncio.

Quando comecei as minhas aulas de Dança Contemporânea, percebi o quanto nosso corpo fala e o quanto não estamos preparados para ouvir. Sabe aquela coisa de se fazer de surdo? Era assim que me sentia ao notar o que o meu corpo pedia e eu, inconscientemente, negava ouvir.

Agnes Gomes - O valor do Silêncio

Confúcio disse que “O silêncio é um amigo que nunca trai.” e nesses dias tenho concordado com ele. Vivemos cada vez mais correndo, falando, gritando e ensurdecendo nosso próprio ser. Talvez a gente faça isso de propósito, por medo de ouvir o que nosso interior tem pra nos falar.

Há situações em que falar é extremamente necessário, principalmente quando precisamos expor o que sentimos e pensamos. Mas como falar para o outro aquilo que nem nós mesmos ouvimos? Como falar de algo que não se conhece?

• Reserve um tempo para você

Quando foi a última vez que se ouviu? É, faz tempo que também não me ouço. A gente precisa de um tempo para nós mesmos. Seja para colocar as ideias no lugar, se conhecer melhor ou crescer como ser humano;

• Fale quando for importante

Pra você ou para o outro: não permaneça no silêncio se isso te faz mal. É importante pra você? Fale.

Reconhecer o valor do silêncio é saber a hora de se despedir dele também.

• Se não for para construir, guarde para você

Os dias têm sido estranhos, principalmente nas redes sociais. Cara, eu me impressiono na quantidade de pessoas que cagam pelos dedos por nada. Por nada mesmo. Então, se suas palavras visam destruir algo ou alguém, guarde pra você. Se preocupe mais com si mesmo antes de agredir o outro.

• Palavras têm poder

Não dá pra gente controlar tudo o que sai da nossa boca, mas dá pra evitar dizer coisas negativas a todo momento. Quando percebi que a negatividade das coisas que eu falava acabavam se materializando, decidi falar menos coisas ruins e tentar ser mais otimista em relação à tudo na minha volta. Esse exercício diário me ajuda muito e tenho certeza que vai te ajudar de alguma forma também.

Por fim, se você me leu até aqui, aproveite para refletir sobre o tema. Não se perca no seu silêncio: aprenda com ele. Só se ouvindo e se conhecendo é possível crescer, amadurecer, e levar ao outro o que de melhor temos em nós.

 

Site Footer

Sliding Sidebar

Agnes Gomes

oi@agnesgomes.com.br
Arapongas, Paraná, Brasil

Me Acompanhe

Categorias

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« fev    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Playlist